Páginas

ASPGE INFORMA:

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PT definirá candidatura de Fernando Mineiro até o final de março.

Fonte: no minuto.
Mineiro e parlamentar do Estado do RN
O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Natal, Fernando Mineiro, acredita que até o mês de março de 2012, o Partido dos Trabalhadores bate o martelo em relação às candidaturas do partido. 

Durante a reunião do diretório, realizada no último sábado (29), o PT aprovou o calendário eleitoral do partido, adaptado ao calendário nacional, que define prazos para inscrições formais das candidaturas, para os filiados se defenderem em coligação com outro partido e para escolha dos delegados. 

“A previsão é que até o final de março, o PT cumpra todos os rituais internos e tenha a definição das candidaturas. Até o dia 31 de março o PT bate o martelo”, diz o deputado em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, desta segunda-feira (31).

Mineiro é o único candidato a prefeito no Partido dos Trabalhadores, mas não descarta a possibilidade de aparecer outro nome. O partido está preparado para isso e já definiu a data da prévia, seguindo orientações nacionais, caso surja outro candidato. 

O pré-candidato a prefeitura de Natal ressalta que o PT está trabalhando, discutindo e organizando o partido. A tática do PT, esse ano, é fazer uma mobilização interna e organizar todos os zonais, além de formação de núcleos. “Nossa meta é chegar no dia do aniversário do PT, 10 de fevereiro, com núcleos em todos os bairros da cidade e nas principais categorias e escolas”, pontua Mineiro.

O deputado está confiante na nominata do PT e fala que o processo é interessante, promove debates e discussões na cidade sobre a proposta que o partido vai apresentar e a chapa de pré-candidatura de vereadores (as). “Até o momento o Partido dos Trabalhadores tem uma média de 20 candidatos no processo eleitoral, mas nossa meta é chegar de 25 a 30”.

O objetivo do PT, segundo Mineiro, é renovar e aumentar a representatividade na Câmara Municipal de Natal. O pré-candidato a prefeitura não exita em dizer que a CMN vive de costas para a sociedade, com sérias dificuldades de acompanhar as demandas e os interesses da sociedade. “Este ano vamos ter chapa própria para vereador ou vereadora e estamos trabalhando para eleger de 3 a 4 vereadores, e não é impossível”.

O parlamentar ressalta ainda que a Eleição 2012 terá candidaturas múltiplas e em conversas com demais partidos, deixou claro que o PT terá candidatura própria. Mineiro avalia de maneira positiva o fato de no primeiro turno das eleições haver várias alternativas e não ver como forma de enfraquecer o segmento da oposição, porque assim possibilita o fortalecimento da sociedade. 

“O que vai acontecer é uma bipolarização artificial. Via de regras as alianças formadas na cidade e no estado são muito artificializadas”, relata o deputado estadual. Diante dessa situação o PT fará um debate partidário, programático para a sociedade no primeiro turno para que a sociedade possa se posicionar. 

domingo, 30 de outubro de 2011

Quadrilha invade sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Fonte: Thaisa Galvão.


Sede do Tribunal de Justiça no centro de Natal.
Uma quadrilha armada invadiu na madrugada deste domingo (30) a sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no Centro da capital, amarrau os vigilantes e tentou arrombar um terminal eletrônico de uma banco instalado no interior do prédio. Informações extraoficiais dão conta que o bando também teria levado duas e armas e um colete à prova de balas. Ninguém saiu ferido.
A polícia não tem pistas ainda sobre a quadrilha. A sede do TJ-RN localiza-se a cerca de 200 metros da 1ª Delegacia de Polícia Civil, também em frente à Assembleia Legislativa do RN, e da Prefeitura de Natal [Palácio Felipe Camarão].
O bando agiu sem disparar um único tiro, manteve-se no interior da agência por algumas horas e as primeiras equipes de policiais só chegaram ao amanhecer deste domingo. O perímetro onde ocorreu o crime abriga diversas sedes de repartições públicas e está a 2km – menos de 10 minutos de deslocamento – do Quartel Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, localizado no bairro do Tirol.
No último dia 13, na avenida Rio Branco, corredor central do mesmo bairro onde está a sede do TJ-RN, uma quadrilha manteve-se por horas no interior da agência Santander e arrombou três caixas eletrônicos. Os bandidos fugiram sem deixar pistas. Nessa ação, a Polícia Civil também não conseguiu prender ninguém até hoje.

sábado, 29 de outubro de 2011

Estudo aponta riscos de corrupção no Estado.

Fonte: TN.

O Rio Grande do Norte está entre os Estados brasileiros em situação crítica no ranking de risco de corrupção, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Universidade de Campinas (Unicamp), a pedido do Instituto Ethos. A análise foi publicada pela Agência Estado. O RN teve registro "alto risco" em três dos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção, outros três apresentaram "risco médio" e um deles "risco baixo". Transparência limitada, falta de competitividade nas compras públicas, submissão de órgãos de controle a grupos políticos e imprensa nem sempre independente foram alguns dos problemas detectados.

Os dados da análise, avaliada pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, são relativos ao ano de 2009. Uma das áreas avaliadas foi o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas dos Estado (TCE')s, cuja composição é marcada pelo alinhamento com os grupos políticos dominantes em cada Estado. Foi nesse quesito onde se deu o melhor desempenho do Rio Grande do Norte. A influência externa constatada no âmbito dos conselheiros do TCE/RN foi de "baixo risco". A esmagadora maioria dos Estados brasileiros, no entanto,  obtiveram o pior resultado possível, com perigo iminente.

"O processo de nomeação (pelo governador ou pela Assembleia) influencia profundamente o comportamento dos conselheiros. Os oriundos do meio político são usualmente indicados no final da carreira, levando para o cargo os laços políticos que construíram durante uma vida", afirmam os autores no texto, que será publicado no final do ano.

A publicação de dados sobre a execução orçamentária dos Estados na internet - obrigatória segundo a chamada Lei Capiberibe - abriu as contas públicas à fiscalização de cidadãos e entidades. Mas "a maioria dos Estados ainda reluta em apresentar de forma acessível e completa as informações sobre os seus Orçamentos, especialmente os totais desembolsados em bases de dados que permitam tratamento estatístico independente", observa o estudo. Neste quesito, não havia dados disponíveis na pesquisa para o Rio Grande do Note. Não foi possível revelar, por meio de estatísticas, sobre os volumes e modalidades das compras públicas - o que é comprado com ou sem licitação, por exemplo. "Esse foi o dado mais difícil de levantar", disse o pesquisador Bruno Speck.

No âmbito do controle interno, a maioria dos governos criou corregedorias com relativa autonomia e estrutura para atuar, segundo o estudo. "No entanto, os resultados são bastante insatisfatórios com relação a transparência e desempenho efetivo. Metade dos Estados não produz ou não divulga relatórios de atividades", disse ainda um dos pesquisadores. O risco do RN para este aspecto foi "alto".

O estudo procurou ainda medir o grau de dependência de jornais e redes de televisão em relação a políticos e seus familiares, e também avaliou a forma como foram cobertos pela mídia casos de corrupção que envolveram direta ou indiretamente governadores, no período entre 2007 e 2010. Para esta análise o Estado potiguar também se saiu entre os piores. A fonte utilizada foi o banco de dados "Deu No Jornal", da organização não governamental Transparência Brasil, que reúne notícias sobre corrupção coletadas em 63 publicações de circulação nacional, estadual e local.

Ao atribuir valores a determinados quesitos, a metodologia da pesquisa permitiu a construção de uma escala de independência da imprensa regional.

Sistemas de controle são ineficientes

Minas Gerais, Maranhão e Pará são os líderes do ranking de risco de corrupção, segundo estudo feito pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, a pedido do Instituto Ethos. Os três Estados tiveram registro de "alto risco" em quatro dos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados pelos cientistas políticos Bruno Speck e Valeriano Mendes Ferreira, autores do estudo.

Das demais unidades da Federação, nenhuma foi aprovada em todos os quesitos. Transparência limitada, falta de competitividade nas compras públicas, submissão de órgãos de controle a grupos políticos e imprensa nem sempre independente foram alguns dos problemas detectados.

Recomendações

O site 'Transparência Brasil' publicou uma espécie de cartilha metodológica de mapeamento de riscos de corrupção. Essa ferramenta de gestão permite aos agentes públicos mapear os processos organizacionais das instituições, de forma a identificar fragilidades que possibilitem a ocorrência de atos de corrupção. A ideia é implementar mecanismos preventivos que minimizem as vulnerabilidades e evitem a prática de corrupção.

Com o projeto, desenvolvido em parceria com a Transparência Brasil, a Controladoria-Geral da União visa acompanhar a tendência mundial de aprofundamento das ações preventivas contra a corrupção, colocando à disposição do gestor uma ferramenta que permita conhecer os aspectos que expõem a risco à integridade da instituição e agir antecipadamente para evitar o problema.

Anselmo destaca Portal da Transparência

No Rio Grande do Norte não existe ainda um projeto voltado especificamente para o controle e o combate preventivo da corrupção. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, afirmou que um passo foi dado quando da inclusão do RN entre os Estados que realização a Conferência de Controle e Transparência.

Ele destacou também que o Portal da Transparência se constitui no canal que facilita e amplia o controle social exercido pelo cidadão, permitindo-o acompanhar a execução financeira de governo.

O chefe do Gabinete Civil ressaltou ainda que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem alertado os representantes do governo a "terem a máxima correção".

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Entenda porque para Rosalba só prestam os mossoroenses.

Fonte: Blog do BG.
Mais um mossoroense para os auxiliares de primeira ordem da Governadora Rosalba Ciarlini.
Embora o ato não constitua nenhuma ilegalidade, uma vez que compete a chefe do Executivo a escolha de seu batalhão, o processo de “mossorolização” no qual a administração vem sendo imersa pode pressupor rejeição e indignação por parte dos natalenses.
Com efeito, já se observa jocosos comentários a respeito do tema nos (fechados) círculos políticos – e, claro, nas redes sociais.
A indicação hoje de Yuri Pinto para a presidência da Caern endossa a tendência da governadora de fazer dos auxiliares do País de Mossoró os peões no tabuleiro do xadrez político-administrativo de sua gestão.
A nomeação de Gilberto Jales para a Semarh fez mossoroense o núcleo central da administração. Senão vejamos: o Gabinete Civil é de Anselmo Carvalho, que saiu da pasta da Administração; Planejamento é de Obery Rodrigues; Agricultura e Pesca é do cunhado da governadora, Betinho Rosado; Infraestrutrua é de Kátia Pinto.
É preciso relacionar algumas coisas. Por exemplo, o Governo do Estado vai dispor de mais de R$ 1 bilhão, recursos pedidos em empréstimo ao Bird, e que serão administrados predominantemente pelas pastas de Kátia Pinto e Betinho Rosado.
A escolha desse núcleo mossoroense revela a intenção da governadora de afastar possíveis interferências de outrem na condução e aplicação desses recursos, caso que aconteceria, por exemplo, se a Semarh ainda fosse feudo de Robinson Faria.
Outro nome da cota pessoal da governadora é Isaura Rosado, secretaria extraordinária da Cultura. A lista de mossoroenses poderá se tornar ainda mais expressiva: faltam as nomeações para o Idema e Igarn.
A escolha estritamente pessoal, embora não menos técnica, e sem levar em consideração aliados que a ajudaram a chegar onde chegou, é reprise de um filme que o natalense já viu. E não gostou.

28 de outubro de 2011.

Silenciar sobre este dia é comemorar apenas com feriado uma data que merece exame de consciência dos gestores, que estão fazendo do serviço público 
uma decadência nacional.

"Despesa do Judiciário e MP com pessoal aumenta 20 por cento ao ano".

Fonte: TN.

Considerado peça-chave na nova configuração que a governadora Rosalba Ciarlini pretende imprimir no Poder Executivo, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, afirma nesta entrevista que continua preocupante e delicada a situação financeira do Governo do Estado e que o orçamento elaborado para 2012 deve ser fixado de acordo com a previsão de receita. "Nem mais nem menos", destacou o novo chefe do Gabinete Civil. Ele se referiu ao impasse gerado entre o Governo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, que não convergiram quanto à previsão de recursos para o orçamento do próximo ano. O novo chefe do Gabinete Civil pediu ainda paciência aos servidores públicos e garantiu que a disposição do Estado é implementar os planos de cargos e salários aprovados pela Assembleia Legislativa ano passado. Mas não sabe quando. Anselmo Carvalho falou também sobre Paulo de Tarso Fernandes, seu antecessor no Gabinete Civil.

Como o senhor pretende dar continuidade aos trabalhos no Gabinete Civil?
O trabalho e o funcionamento estão estabelecidos em lei. É um cargo obviamente de confiança não só pelas questões legais, mas porque trabalha mais diretamente com a própria governadora. O trabalho será auxiliar a governadora na coordenação dos assuntos gerais do governo e é isso que pretendo fazer. Pretendo tentar deixar mais fácil para a governadora ao melhorar esse fluxo de informações para ela. Com isso a governadora terá a possibilidade de tomada de decisão com maior agilidade, maior riqueza de informações e também de profundidade da análise que possa fazer dos dados. Esse é o trabalho que eu acho importante e vou procurar construir nesse primeiro momento.

Qual o tamanho do desafio de substituir aquele que era considerado o supersecretário do Governo?

Doutor Paulo (de Tarso Fernandes) é um jurista muito respeitado, admirado no Estado todo e que tinha obviamente já essa imagem aqui no Rio Grande do Norte. Uma imagem justa pela forma como ele vinha desempenhando suas atribuições delegadas pela governadora. E a medida que ela nos delegue e nos confie as atribuições, a gente vai desempenhar.

Em que pé está o diálogo do governo com as categorias do serviço público?

A governadora realizou na segunda-feira, 24, uma reunião de diálogo franco e aberto com todos os sindicatos. Foi reafirmada a dificuldade financeira e a impossibilidade jurídica de fazer o atendimento de implementação dos planos. Mas houve também demonstração do esforço do governo para efetivá-los. O Estado continua com a mesma disposição e obrigação de implementar esses planos, mas é preciso observar condicionantes legais. É importante destacar que na própria lei dos planos já tinha a ressalva da legalidade quanto aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal - o governo sabia disso, os Sindicatos sabiam disso, mas nenhum nem outro ano passado comunicou aos servidores, daí esse sentimento de frustração.

O senhor já pode dizer quando o Estado poderá implantar os planos?

Data, cronograma, dia tal o governo vai implementar, eu não tenho condição de dizer. Só posso dizer que a receita está melhorando, apesar das dificuldades, e que estamos trabalhando para diminuir o valor da folha de pessoal.

Permanece o impasse com o  Ministério Público e Tribunal de Justiça quanto ao orçamento para 2012?

A governadora conversou com a presidente do Judiciário e com o chefe do Ministério Público e expôs a situação de dificuldade financeira do Estado, as limitações orçamentárias. As despesas do Legislativo e especialmente do Judiciário e MP com pessoal vêm aumento com ritmo intenso, de 20% ao ano, muito além do que a receita total do Estado permite. Então ela pediu compreensão e esse momento é de reconstrução do Estado. Se é verdade que esses poderes têm dificuldade com demanda, muito mais tem o Executivo. O governo demonstrou, espera compreensão e também tem que bater com uma realidade econômica. Os recursos são limitados e esse entendimento tem que ser revelado no orçamento.

Governadora vai escolher mais dois secretários

A governadora Rosalba Ciarlini ainda não decidiu sobre os novos titulares da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), do  Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema); da Companhia de Águas e Esgotos (Caern); e do Instituto de Águas do RN (Igarn). Os três últimos eram da cota do vice-governador Robinson Faria (PSD) e há a possibilidade de parceiros políticos fazerem indicações para ocupar esses espaços. Ela tem dito, no entanto, que as composições serão técnicas.

O núcleo central do Governo do Estado - composto pelas Secretarias do Gabinete Civil (GAC); Planejamento e Finanças (Seplan); Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Infraestrutura (SIN); e Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) - tem causado polêmica por ser gerenciado a partir de agora por um grupo de auxiliares que atuam junto à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) desde a época de prefeita de Mossoró.

Na edição de ontem da TN, o cientista político e professor da UFRN, Antônio Spinelli, considerou que a nova recomposição de Secretarias, sobretudo a de José Anselmo Carvalho para o Gabinete Civil, mostra o isolamento do Governo. "Embora ela tenha hoje dois dos principais grupos políticos do Estado (PMDB e DEM) como aliados, preferiu nomear para uma secretaria chave uma pessoa que não tem atuação política e é conhecida apenas em Mossoró", destacou, referindo-se à nomeação de Anselmo Carvalho para o Gabinete Civil.

Anselmo Carvalho: Se é verdade que esses poderes (Judiciário, Ministério Público) têm dificuldade com demanda, muito mais tem o Executivo.

Rosalba Ciarlini reage de forma indireta às críticas.

Fonte: TN.

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), aniversariante do dia de ontem, ao mesmo tempo em que recebia homenagens se emocionava ao agradecer a demonstração de apoio de aliados, auxiliares no Executivo e populares. As comemorações se deram em três ocasiões - a primeira na própria governadoria, junto aos servidores; a segunda durante Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, no Centro de Convenções de Natal; e, por fim, durante  missa em ação de graças, no Palácio da Cultura, na Cidade Alta. A governadora aproveitou pelo menos duas das ocasiões para destacar a palavra "lealdade". Para ela, essa é "uma das principais e mais necessárias virtudes que o ser humano deve ter".

Na missa em ação de graças pelo aniversário da governadora, ela faz um pronunciamento emocionado

Rosalba Ciarlini aproveitou os festejos em comemoração ao seu aniversário para reagir, de forma indireta, às críticas dos adversários, que tratam como inaceitável a suposta influência do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, seu marido, no Governo. Ela destacou, durante a celebração ecumênica, que tem um "casamento feliz de 42 anos e que deseja a todos uma união tão feliz quanto à sua". "Construímos nossa família com muita lealdade. Eu desejo a todos vocês que tenham uma união tão frutífera quanto a minha. São anos de carinho e dedicação", destacou a governadora, que foi às lágrimas ao falar do marido.

Carlos Augusto Rosado não acompanhou a esposa na missa celebrada no Palácio da Cultura. Ao lado dela, os filhos Carlos Eduardo e Lorena Ciarlini, netos, irmãos e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Deputados e vereadores governistas também participaram da celebração. Ao chegar ao local, foi indagada pela imprensa sobre a suposta participação do ex-deputado do DEM na administração estadual: "Um grande companheiro, amigo e com certeza vai continuar ajudando na alegria e na tristeza", limitou-se em responder.

Além da homenagem, os secretários titulares e adjuntos ratearam um presente - colar, anel e brinco de esmeraldas - estimado em R$ 25 mil. 

Analista vê fortalecimento da oposição 

O jornalista, consultor político e professor titular  da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, fez uma análise sobre o novo cenário político do Rio Grande do Norte após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). Potiguar, ele acompanha de longe, porém com assiduidade e precisão, a cena política do Rio Grande do Norte. Gaudêncio Torquato avaliou que a decisão da governadora de nomear para o núcleo central do Governo auxiliares advindos da época em que era Prefeita de Mossoró, pode gerar uma "mossorolização do Estado e causar certa indignação por parte dos natalenses". "Se ela centrar seu governo muito em cima da assessoria que vem desde a época de prefeita vai ser daqui a pouco carimbada como o estado central de Mossoró", destacou.
Gaudêncio Torquato alerta para risco de mossorolização

Rosalba Ciarlini aproveitou os festejos em comemoração ao seu aniversário para reagir, de forma indireta, às críticas dos adversários, que tratam como inaceitável a suposta influência do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, seu marido, no Governo. Ela destacou, durante a celebração ecumênica, que tem um "casamento feliz de 42 anos e que deseja a todos uma união tão feliz quanto à sua". "Construímos nossa família com muita lealdade. Eu desejo a todos vocês que tenham uma união tão frutífera quanto a minha. São anos de carinho e dedicação", destacou a governadora, que foi às lágrimas ao falar do marido.

Carlos Augusto Rosado não acompanhou a esposa na missa celebrada no Palácio da Cultura. Ao lado dela, os filhos Carlos Eduardo e Lorena Ciarlini, netos, irmãos e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Deputados e vereadores governistas também participaram da celebração. Ao chegar ao local, foi indagada pela imprensa sobre a suposta participação do ex-deputado do DEM na administração estadual: "Um grande companheiro, amigo e com certeza vai continuar ajudando na alegria e na tristeza", limitou-se em responder.

Além da homenagem, os secretários titulares e adjuntos ratearam um presente - colar, anel e brinco de esmeraldas - estimado em R$ 25 mil. 

Analista vê fortalecimento da oposição 

O jornalista, consultor político e professor titular  da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, fez uma análise sobre o novo cenário político do Rio Grande do Norte após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). Potiguar, ele acompanha de longe, porém com assiduidade e precisão, a cena política do Rio Grande do Norte. Gaudêncio Torquato avaliou que a decisão da governadora de nomear para o núcleo central do Governo auxiliares advindos da época em que era Prefeita de Mossoró, pode gerar uma "mossorolização do Estado e causar certa indignação por parte dos natalenses". "Se ela centrar seu governo muito em cima da assessoria que vem desde a época de prefeita vai ser daqui a pouco carimbada como o estado central de Mossoró", destacou.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Greve da administração indireta deve acabar hoje.

Fonte: TN.

Um desfecho para a greve dos servidores da administração indireta será definido hoje, sem que as categorias tenham ganho real. Das oito entidades que deflagraram greve no início do mês, somente três resistiam às pressões do governo. Na manhã de ontem, os servidores da Fundação José Augusto decidiram, em assembleia geral realizada na sede, pelo retorno às atividades a partir de hoje. Em assembleia marcadas para hoje às 9h, o Detran, e às 10h, a Emater, em greve há 22 dias, podem seguir o mesmo posicionamento.

Enquanto os funcionários do Detran não voltam ao trabalho população sofre nas filas de atendimento


Essa tendência, explica o presidente do Sinai Santino Arruda, é pela suspensão do movimento atendendo  a contraproposta do governo de abonar as faltas dos grevistas, em caso do retorno imediato às funções. A proposta foi apresentada em reunião na noite da última segunda-feira, dia 24, quando - pela primeira vez - a governadora Rosalba Ciarlini tratou diretamente com a categoria  - até então as negociações eram conduzidas pelo ex-secretário da Casa Civil Paulo de Tarso. A reunião contou ainda com o até então secretário de Administração  Anselmo Carvalho (empossado ontem secretário chefe da Casa Civil), o secretário de planejamento Oberi Rodrigues e representantes dos sindicatos. "Mas a decisão caberá aos servidores de cada entidade", ressalta Santino Arruda.

Embora também deleguem à assembleia a decisão, o presidente da Associação dos Servidores da Emater Valmiro Manoel da Silva acredita na manutenção do movimento - que busca a implantação do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) firmado em 2010 - até o dia 10 de novembro. A Data foi agendada para a próxima audiência entre governo e Sindicatos.

"Nenhum dos pontos de pauta foram contemplados. Trabalhamos em condições precárias e com contingente reduzido, que causa o fechamento de unidades no interior, regularmente", disse Valmiro Silva.  O servidor da Emater Neilton Fontes observa que adesão é maior no interior. 

Santino Arruda reconhece que não houve ganho real para as oito categorias da administração indireta,  que no início do mês deflagraram greve. Entretanto, a retomada das negociações, no dia 10 de novembro, bem como a formação de uma comissão permanente de negociações - com sindicalistas, secretários da Casa Civil, de Administração e de Planejamento - são considerados avanços pelo sindicalista.  

"Não iremos aguardar a recomposição do governo, independente de quem estará à frente das negociações, nós continuaremos buscando nossas reivindicações", assegurou Santino Arruda. 

Os servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Controladoria Geral do Estado (CGE), do Instituto de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente (Idema), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) voltaram ao trabalho há uma semana.

Governo não tem data para pagar planos

O chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, afirmou ontem que o governo aguarda um cenário favorável do ponto de vista financeiro para implantar efetivamente os planos de cargos e vencimentos do funcionalismo público, aprovados ano passado na Assembleia Legislativa. Ele destacou que permanece a dificuldade orçamentária e a impossibilidade jurídica de atender os pleitos dos servidores. "Nós continuamos afirmando que a disposição é de implantar esses reajustes o mais rápido possível, estamos em um diálogo franco e aberto com as categorias, mas vamos esperar esse desfecho", pontuou o secretário.

A Rosalba Ciarlini tem chamado para si uma parte das negociações com os Sindicatos sedentos pela efetividade dos novos planos. A interlocução, antes capitaneada pelo ex-secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, ganhou o reforço da própria chefe do Executivo, que reuniu-se na última  segunda-feira com representantes das categorias. Ao relembrarem o fato de estarem sendo punidos por uma suposta ineficiência no sistema financeiro do Estado, os representantes das categorias ouviram da governadora sobre a condição, inserida nas próprias leis, de que somente poderiam ser implantados os reajustes com a saída do Executivo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A reunião que começou mais uma vez tensa terminou sem o desfecho esperado. E carente de uma perspectiva. Anselmo Carvalho ressaltou que uma proposta de repactuação dos planos foi bem aceita pelo governo, mas reafirmou a necessidade de aguardar um aceno positivo das finanças públicas. Um novo encontro entre Governo e Sindicatos deve ocorrer no próximo dia 10 de novembro.

DETRAN

A burocracia e o número reduzido de atendentes terceirizados faz com que  procedimentos simples, como o emplacamento de carros leve até quatro dias para ser concluído no Detran. É este o tempo gasto pelo fiscal de vendas Fábio Pedro da Silva para conseguir que o serviço seja concluído. A via crucis em filas com fichas limitadas - apenas 80 para a auditoria - para o atendimento exige chegar cedo. O taxista José Nilson Matias, 42 anos, tentava pela segunda vez, ontem, a abertura do processo para habilitar o táxi. "E quando eu sair daqui, já não vou ter como passar pela auditoria. Terei que retornar e tentar uma ficha amanhã", disse.  

O servidor Alexandre Guedes, integrante do comando de greve, lembra que não estão buscando novos ganhos, mas a garantia de que estes serão implantados.

 Os servidores buscam a convocação de concursados e implantação do PCCS.

Agora e a vez do machadão, demolição em ritmo acelerado.

Fotos: TN - Dia 25/10/2011 - Por: Alex Régis.


Parte do concreto será reaproveitado no novo estádio Arena das Dunnas.

Operários seguem trabalhando na demolição do Machadão.

A parte voltada para o machadinho já esta quase toda derrubada.

Estádio dará parte a nova Arena das Dunnas.

Machadinho completamente derrubado, e o Machadão já em ritmo acelerado .

Governadora Rosalba Ciarlini anuncia novo secretário de Recursos Hídricos.

Fonte: Governo do RN.



Gilberto Jales, deixa a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários
 e Apoio à Reforma Agrária (Seara).


A governadora Rosalba Ciarlini anunciou no final da manha desta terça feira (25), o novo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Quem assume a pasta é Gilberto Jales, que deixa a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara).

"A governadora já tinha conversado sobre o assunto e prontamente aceitei. Fico lisonjeado, pois é uma oportunidade de contribuir efetivamente com o governo do RN", disse o novo secretário da Semarh.

O anúncio foi feito durante a presença da governadora na solenidade de apresentação do programa Mandacaru Digital e Rede Giga Natal, que aconteceu no auditório da governadoria. 

Servidores da Fundação José Augusto suspendem greve.

Fonte: no minuto.

Os servidores da Fundação José Augusto suspenderam a greve na manhã de hoje. Depois de 21 de greve, a decisão de voltar ao trabalho foi em decorrência do diálogo aberto entre os servidores da administração direta e indireta com a governadora Rosalba Ciarlini, ocorrido ontem à tarde. 

Durante a reunião foi definido pelo Governo do Estado que haveria suspensão do corte dos pontos de quem não estava trabalhando, caso eles voltassem aos seus postos de trabalho. Além disso, a governadora também determinou a criação de um Grupo de Trabalho ou Comissão de Negociação com os sindicatos e foi marcada uma nova rodada de negociações para o dia 10 de novembro.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda, admitiu que houve um “avanço” entre as partes, sobretudo porque a governadora Rosalba Ciarlini reconheceu o acordo que foi feito com as categorias em julho passado. 

Já no início do encontro de ontem à tarde, entre o Governo do Estado e sindicalistas a governadora Rosalba Ciarlini assegurou, acatando sugestões do Sindicatos da Educação (SINTE); Administração Indireta (SINAI) e Sindicato dos Servidores Técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SINTERN), que vai acabar com as distorções salariais e fazer uma repactuação do acordo feito em julho passado.

Governadora aceita abonar falta de sindicalistas em greve.

Fonte: no minuto.

Rosalba disse que só suspende o corte de ponto, se não houver mais greve.
Na reunião que durou mais de duas horas, a Governadora aceitou o pedido para abonar as faltas dos servidores grevistas. Mas, o governo só suspende o corte de ponto, se não houver mais greve. 


"As faltas não serão descontadas, mas queremos a compreensão de que devemos negociar em paz", observou a Governadora, se comprometendo que o governo manterá diálogo permanente com os sindicatos dos servidores e que haverá transparência com relação à receita estadual. "Mostraremos com clareza tudo que for arrecadado e toda a movimentação financeira do Estado", repetiu Rosalba, diversas vezes.

Rosalba assegurou que quer acabar com as distorções salariais, acatando a sugestão do Sindicatos da Educação (SINTE); Administração Indireta (SINAI) e Sindicato dos Servidores Técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SINTERN) para uma repactuação do acordo feito em julho. Para isso será criado um grupo de trabalho formado por representantes de entidades dos servidores e do governo.

A proposta da repactuação foi apresentada pelo presidente do SINAI, Santino Arruda, e endossada por Janeayre Souto, da Educação e João Luiz, da Tributação, além de outros sindicalistas do DETRAN, Fundação José Augusto (FJA) e Educação. Já o grupo para analisar os planos de carreira e salários e as condições financeiras do Estado, foi sugerido pela governadora Rosalba Ciarlini que voltou a afirmar que o governo repassará os dados levantados pela area econômica para os Sindicatos.

Ficou agendada uma nova reunião para o dia 10 de novembro quando será apresentado o quadro da situação financeira do Estado e, ainda, as possibilidades de negociação.

A disponibilidade de diálogo da governadora foi elogiada por todos os sindicalistas.



A Lavanderia do Reconstruir e Avançar.

Por Ivan Cabral.


A Lavanderia de Paulo de Tarso.

Exoneração de Tatiana Mendes Cunha foi decisão de Rosalba.

Fonte: Thaisa Galvão.

Não partiu da advogada Tatiana Mendes Cunha a decisão de deixar o governo, enviando carta à governadora Rosalba Ciarlini, como informou uma fonte próxima do governo.

De acordo com Tatiana, a decisão de substituir a consultora geral do Estado partiu da própria governadora, que lhe chamou para uma conversa neste domingo na residência oficial.

Tatiana foi à casa da Rosa para ouvir da mesma que seria exonerada.

“Não vou revelar o teor da conversa porque prefiro manter o sigilo respeitoso. E não cabe a mim explicar os motivos”, declarou Tatiana, afirmando que não tinha motivo para pedir demissão do cargo no governo.

“Eu não pediria para sair porque não cometi nenhum ato de infidelidade à governadora nem ao governo, e não cometi nenhuma ilicitude”, disse ao Blog a ex-consulgora do Estado.

Paulo de Tarso admite excesso.

Fonte: TN.

O ex-chefe do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes admitiu ontem que se excedeu ao fazer julgamentos sobre o estilo pessoal da governadora Rosalba Ciarlini. Paulo de Tarso afirmou que mantém as avaliações sobre o governo, mas disse reconhecer que os comentários pessoais foram inadequados e excessivos.

Paulo de Tarso afirma que observações pessoais são inadequadas
Paulo de Tarso se refere a declarações que foram publicadas no fim de semana em um blog, nas quais ele criticou o que seriam ingerências do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, na condução política e administrativa do governo.

Ontem, o ex-chefe do Gabinete Civil disse que não cabe esse tipo de julgamento e preferia não ter feito tais observações. "Fui injusto. A governadora tem direito de ouvir quem ela quiser, especialmente o marido", afirmou. Ele acrescentou que nunca testemunhou interferências indevidas do ex-deputado Carlos Augusto Rosado. "Ele não interferiu. É uma pessoa honrada e nunca o vi exercer influência que prejudicasse o Estado ou causasse prejuízo ao erário público", afirmou.

O ex-chefe do Gabinete Civil lembrou que os comentários indevidos foram feitos em um dia que tinha consumido bebida alcoólica. "Tinha bebido, não devia ter dito tudo aquilo", lamentou. Além disso, afirmou, estava "revoltado" com o tratamento dado ao vice-governador Robinson Faria, que não foi nomeado para retornar ao cargo de secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O ex-chefe de Gabinete acrescentou que, apesar de reconhecer o julgamento pessoal como excessivo, mantém as avaliações críticas sobre os rumos políticos e administrativos do Governo. Paulo de Tarso considera preocupante o fato da atual administração não conseguir recuperar a saúde financeira do Estado.

Ele alerta que a situação do Governo é grave por não ter um rumo que sinalize para uma solução aos desafios da atual conjuntura. "É grave a questão do Estado. O governo está desnorteado e não restaura a saúde financeira do Estado", adverte.

Ao comentar as decisões anunciadas ontem pela governadora, que ampliou as demissões no secretariado, ele disse que o "Rio Grande do Norte perde" com a exoneração da advogada Tatiana Mendes Cunha do cargo de consultora-geral do Estado. "Pelo que soube, ela é acusada de ter facilitado a agenda do vice-governador, quando ele substituiu a governadora interinamente, mas isso não é verdade, um consultor não tem essa responsabilidade", afirmou.

Paulo de Tarso destacou ainda que mantém "a total solidariedade ao vice-governador Robinson Faria".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novo consultor entra na cota pessoal da governadora, advogado Fábio Hollanda é descartado para SEMARH.

Fonte: Panorama Político.


O novo consultor Geral do Estado, o procurador José Marcelo Costa, entrou na cota pessoal da governadora Rosalba Ciarlini. A exoneração da advogada Tatiana Mendes Cunha do posto da Consultoria ocorreu pelas relações dela com o vice-governador Robinson Faria.
Outro nome cotado para ocupar cargo de primeiro escalão no Governo era o advogado Fábio Hollanda, presidente municipal do PR.
No entanto, setores políticos da gestão já descartam o nome do advogado. A possibilidade dele ser escolhido seria para um dos cargos jurídicos, Procurador Geral ou Consultor Geral, mas como essas escolhas já foram feitas, Miguel Josino se mantendo na Procurador e José Marcelo assumindo a Consultoria, Fábio Hollanda não deverá ir para o Governo.

Veja na integra a entrevista de Paulo de Tarso, sobre a decisão em se desligar do Governo Rosalba Ciarlini.

O Blog reproduz uma excelente entrevista que a Blogueira Thaisa Galvão fez com o ex-deputado, advogado e até ontem, homem forte do Governo Rosalba Ciarline, Paulo de Tarso Fernandes. O que impressiona é que quem está dando esses detalhes de quem manda realmente e a desorganização no Governo é um dos maiores articuladores do Governo Rosalba e da engenharia política que elegeu ela, pense num carro sem prumo, e olhe que já estamos em Outubro. Segue reportagem de Thaisa Galvão:
Paulo de Tarso Fernandes
Foi pelo telefone que o chefe da Casa Civil, advogado Paulo de Tarso Fernandes, comunicou à governadora Rosalba Ciarlini que estava se afastando do governo.

Por um motivo: não concordava com a forma como o governo, em especial o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, primeiro-damo do Estado, vinha tratando o vice-governador Robinson Faria.

“Saio em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria. Eu não sou nada. Não sou homem público. Sou um funcionário público. E a minha solidariedade é com o vice-governador Robinson Faria. Porque quem quiser que ache grave, mas eu considero o que está acontecendo, gravíssimo”.

Paulo de Tarso, que sempre manteve laços de amizade com o vice-governador, como manteve com a governadora Rosalba Ciarlini e com o marido Carlos Augusto, e ainda com o ministro Garibaldi Filho, ambos integrantes do time que governa o Rio Grande do Norte, pode ter tomado uma das decisões mais difíceis da sua vida.

Mas, para isso, contou com a fé. É católico praticante e pediu a Deus, em suas orações, que o fizesse tomar a decisão mais acertada.

As insatisfações que ele vinha acumulando nos 10 meses como chefe da Casa Civil do Estado, tiveram como gota d´água a decisão do governo de não mais nomear o vice-governador para o cargo de secretário de Recursos Hídricos, cargo que ele exercia desde a primeira hora da gestão, e do qual se afastou para assumir o governo na interinidade durante viagem da governadora aos Estados Unidos.

Segundo Paulo, foram 3 tentativas, onde ele, como chefe da Casa Civil, tentou oficializar a nomeação de Robinson.

“Primeiro fui à governadora e ela me disse que eu resolvesse com Carlos Augusto. Fui a ele e ele me falou: você não tem uma viagem a Brasília? Vá e volte porque isso não é prioridade”, contou Paulo de Tarso, que foi a Brasília num bate-volta que saiu de Natal às 3 da tarde e deixou Brasília às 9 da noite.

“Quando voltei falei de novo com o deputado Carlos Augusto e ele me disse: ‘Esse assunto não tem pressa. O vice-governador foi à minha cidade (Mossoró) e fez 3 discursos contra a minha mulher. Minha mulher foi para os Estados Unidos e ele foi pra rua humilhar a governadora”…

Segundo Paulo, o telefonema a Carlos Augusto teve 3 testemunhas, entre elas o adjunto da Casa Civil, Francisco Carvalho e o secretário da Copa e titular do DER, Demétrio Torres.

Paulo de Tarso contou que se deu um prazo: se até ontem, às 4 da tarde, a nomeação de Robinson não fosse oficializada, o vice-governador poderia até ficar, mas ele deixaria o governo.

A decisão de Paulo, se antecipando a Robinson, tem um motivo: o ex-chefe da Casa Civil foi quem deu garantias ao vice-governador para que ele deixasse o grupo da ex-governadora Wilma de Faria, declinasse de apoiar a candidatura do ex-governador Iberê Ferreira de Souza, e fosse integrar o grupo liderado pelo senador José Agripino Maia, compondo a chapa articulada pelo democrata-articulador Carlos Augusto.

Sentindo-se avalista sem prestígio, Paulo decidiu sair, afirmando repetidamente: “em solidariedade ao vice-governador Robinson Faria”.

Para a não nomeação do vice-governador Robinson Faria ao cargo de secretário de Recursos Hídricos, o ex-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, revelou outro possível motivo que fez com que o ex-deputado Carlos Augusto Rosado tivesse optado por não nomear mais o vice: a sanção da Lei do Empréstimo, assinada por Robinson no exercício do governo, durante viagem da governadora Rosalba Ciarlini aos Estados Unidos.

Aprovado pela Assembleia o pedido de empréstimo, o então governador foi à Assembleia para sancionar a Lei diante dos deputados.

Tudo devidamente combinado com a governadora titular, como revelou o ex-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

“Falei com ela pelo telefone em Nova York e ela me disse que Robinson podia sancionar. Quando falei com o deputado (Carlos Augusto) ele me disse que eu trancasse a lei na gaveta e não entregasse. Dissesse que a lei estava em qualquer lugar. Em Tibau ou em qualquer lugar. Mas aí o governador era Robinson e a governadora Rosalba estava sabendo, não havia nada que ela não soubesse, então decidi não atender ao deputado”, disse Paulo de Tarso, lembrando que Carlos Augusto Rosado também teria ligado para o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, e pedido que ele não entregasse a Lei a Robinson para ele sancionar. Segundo Paulo, Motta também teria dito que não iria atender o pedido de Carlos, que estava em um SPA na praia de Rio do Fogo durante a viagem da esposa-governadora aos Estados Unidos.

As interferências do primeiro-damo do Estado já vinham desagradando o chefe da Casa Civil, pelo que o próprio contou ao Blog.

“Foram 10 meses de governo onde todas as decisões do Estado foram do marido da governadora”, declarou Paulo de Tarso na mesa com testemunhas, onde o discurso foi, o tempo inteiro, alinhavado por afirmações como “não estou pedindo off porque tudo o que estou dizendo eu disse tanto à governadora Rosalba quanto ao deputado Carlos Augusto. São assuntos públicos que não têm porque serem escondidos”…

Paulo reclamou que, por causa da interferência familiar, a governadora tem trocado seu gabinete na Governadoria pelos terraços de sua casa.

“Ela despacha em casa. Governa de casa. Mas o lugar do governador é no gabinete.

 Até porque um deputado, um prefeito ou um secretário que quiser falar com a governadora não vai para a casa dela sem ser chamado, mas na Governadoria ele chega. Eu mesmo como chefe da Casa Civil só ia quando era chamado”, revelou Paulo, afirmando que a opção pela residência oficial se dava pelo fato de, na Governadoria, não ter como o ex-deputado Carlos Augusto participar das decisões.

O ex-chefe da Casa Civil Paulo de Tarso Fernandes não escreveu uma carta de demissão. Segundo contou ao Blog, escreveu poucas linhas, muito mais um comunicado à governadora sobre sua saída.

Ficou em casa ontem durante o dia inteiro, e dentro do prazo dado a ele mesmo, das 4 da tarde, diante da não confirmação da nomeação do vice-governador como secretário de Recursos Hídricos, enviou o comunicado para a Casa Civil.

Segundo Paulo, o comunicado foi entregue ao adjunto da pasta, Francisco Carvalho, que teria informado à governadora, e dito a PTF que a governadora teria ficado surpresa.

“Aí eu tomei a decisão de telefonar para a governadora e comunicar minha decisão. Conversamos longamente”.

Pelo telefone, Paulo disse a Rosalba que não concordava com o que vinha acontecendo, e que ela deveria entender que hoje a oposição ao seu governo não está mais no círculo do vice-governador Robinson Faria como tem se comentado nos bastidores governistas.

“Eu disse a ela que a oposição ao governo não está mais na Assembleia. Está nas ruas. A oposição é o povo, é o funcionalismo, é o sindicalismo”, declarou Paulo de Tarso, que numa conversa dura com a governadora Rosalba, chegou a definir a gestão de 10 meses como sem sucesso.

“Eu disse a ela que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos.

Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar”, revelou Paulo de Tarso Fernandes, que à minha pergunta sobre o crescimento da arrecadação, disse não entender como, apesar do registro do crescimento da arrecadação, o governo não tem como botar as contas em dia.

“Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar”, afirmou Paulo.