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domingo, 2 de setembro de 2012

É hora de retirar os projetos do papel.

Fonte: TN.


Quem compareceu ao auditório do Hotel Serhs na última segunda-feira para o Seminário Motores do Desenvolvimento voltou para casa com a convicção de que não há possibilidade de melhorar o trânsito das grandes e médias cidades sem investir em transporte coletivo. Várias pessoas falaram, entre técnicos, políticos e gestores, mas dentre visões e mundos tão diferentes um argumento perpassou todos os discursos: não há caminho livre possível quando se investe unicamente na compra de automóveis particulares, como foi feito durante tantos anos no Brasil.
Júnior SantosO 15º Seminário dos Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ocorreu no último dia 27 de agosto, no Hotel SerhsO 15º Seminário dos Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ocorreu no último dia 27 de agosto, no Hotel Serhs



O Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte foi realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FECOMERCIO/RN, Sistema FIERN, UFRN, GOVERNO DO ESTADO do RN e Salamanca, com apoio do BNDES e patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do RN, Ale e Seturn, debateu o tema TRANSPORTES E MOBILIDADE URBANA. Este é o quinto ano do projeto Motores do Desenvolvimento e o tema Mobilidade e Transporte o 15º tema trabalhado desde o início, em 2008. Outras temáticas, como indústria, inovação e tecnologia, educação, turismo, já foram abordadas pelo Motores do Desenvolvimento.

O seguimento das obras de mobilidade foi um dos assuntos mais abordados pelos participantes. O deputado federal Henrique Eduardo Alves cobrou do Governo Federal, que estava representado pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, uma ajuda aos municípios no pagamento de contrapartidas e desapropriações. "As obras exigem desapropriações da ordem de R$ 30 milhões e a Prefeitura não tem a menor condição de cumprir a contrapartida. As obras estão paradas e precisam de uma interferência e apoio do governo federal", cobrou o deputado peemedebista ao ministro, citando o caso de Natal. 

Henrique também defendeu a duplicação  da BR 304, ligando Natal a Mossoró. A governadora Rosalba Ciarlini defendeu essa obra. "A mobilidade é algo fundamental para esse desenvolvimento. No caso da BR 304 o desafio é duplicá-la em toda a sua extensão, dentro do Rio Grande do Norte, até a divisa com o Ceará e vamos conseguir", disse já anunciando ao ministro que este será o próximo pleito do Estado ao governo federal.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, considerou que não há atraso nas obras da Copa do Mundo no Brasil. "Projeto não é atraso, é ganho, porque quando se trabalha na elaboração de um projeto é para dar segurança à obra. É isso que estamos perseguindo", disse, fazendo referência à dificuldade que os municípios estão em encontrando em sair da fase de projetos para a execução em si.

Esse ponto - tirar o planejamento do papel - é considerado fundamental para Jaime Lerner, o urbanista e ex-governador do Paraná. Lerner é um dos pensadores mais influentes do mundo, segundo a revista norte-americana Time. "O maior elogio que eu recebi foi do meu motorista. Naquela época eu usava uma maquete pra explicar a cidade. Ele foi comigo a Brasília e estava num avião pela primeira vez. Quando o avião subiu ,ele observou: "olha, é igual à maquete que o senhor usa", falou. "O que planejamos foi executado e a cidade ficou igual à maquete", complementou Lerner.

A originalidade da idéia em Curitiba se deve à falta de recursos para aplicar as soluções já existentes e consagradas. Curitiba tinha um milhão de habitantes e, rezava o ideário consagrado na época, uma cidade de um milhão de habitantes precisa de um sistema de metrô pra funcionar. "Nós não tínhamos recursos para construir um metrô. Então, precisamos inventar um sistema próprio. Tivemos de metronizar o ônibus", relembrou.

O termo "metronizar" é relativo à performance do sistema de ônibus BRT, semelhante ao do metrô. Um exemplo dado por Lerner: Londres transporta três milhões de pessoas em seu sistema de metrô; já Curitiba transporta 2,5 milhões de pessoas pelo sistema BRT. "Londres tem muito mais habitantes do que Curitiba e ao mesmo tempo tem o metrô mais antigo e portanto mais utilizado. Isso mostra o nível da performance do BRT", comparou.

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