Páginas

ASPGE INFORMA:

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Governo Micarla engana coveiros e até os mortos.

Fonte: Carlos Santos.
 
   
Os coveiros do Município de Natal estão em greve depois de várias paralisações de advertência.
 
O Governo Micarla de Sousa (PV) conseguiu mais essa proeza.
 
No próximo dia 5 de outubro completam seis meses sem pagamento dos salários dos empregados terceirizados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). Entre eles estão os coveiros.
 


As próprias famílias dos mortos que precisam utilizar os cemitérios do Natal estão agindo com recursos próprios, ou experimentam a tétrica situação de “guardar” o cadáver em casa.

Greve dos bancários é parcialmente encerrada.

Fonte: Carlos Santos.
 
Reunidos em assembleia na noite desta quinta-feira (16) os bancários das instituições privadas decidiram acabar com a greve que começou na terça-feira da semana passada (18), e voltam ao trabalho nesta quinta (27).
 
Os empregados dos bancos particulares aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 7,5%, aumento de 8,5% do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação. Determina também aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
 
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa também fizeram assembleias para analisar as propostas específicas feitas pelas duas instituições públicas.
 
No meio da noite foi confirmado o fim da greve no Banco do Brasil em pelo menos cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. A proposta foi rejeitada pelos grevistas da Caixa Econômica Federal.
 
O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembleia prevista para hoje (27).
 
No RN, os depósitos da Caixa Econômica Federal serão feitos pelas lotéricas. No Banco do Brasil, os depósitos serão feitos apenas pela manhã, das 8h às 10h nas duas agências de Parnamirim e das 10h às 12h nas agências no Norte Shopping, Midway e Natal Shopping.

Empresário fica em poder de criminosos após tentativa de assalto.

Fonte: TN.
 
Gilvan de Gois e o proprietário da Loja Rede Mais
 
O empresário Gilvan de Gois ficou em poder de criminosos após uma tentativa de assalto no início da noite dessa quarta-feira (26). Ele é proprietário de duas lojas da RedeMais, uma em Parnamirim e outra em Nova Cruz.

Segundo informações prestadas pela família da vítima, ele teria sido sequestrado enquanto estava fechando a loja localizada em Parnamirim. Entretanto, o tenente Moisés de Almeida, oficial em serviço do 3º Batalhão da PM, diz que ainda não há informações suficientes para configurar o desaparecimento como sequestro.

O coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar, afirma que a vítima já foi liberada, assim como a caminhonete Hilux de Gilvan que foi usada para levar o empresário e os bandidos. A Polícia ainda está realizando buscas para localizar os criminosos.
 

Carnatal anuncia Jorge e Mateus e volta do corredor da folia.

Fonte: TN.
 
O Carnatal acontece este ano entre os dias 6 e 9 de dezembro com trajeto similar ao ano passado, percorrendo as avenidas Prudente de Morais, Romualdo Galvão e Amintas Barros. Realizado pela Destaque Produções, o evento volta com o "corredor da folia", que os foliões sentiram falta no ano passado. A Destaque adianta ainda que entre os artistas já confirmados estão a dupla Jorge e Mateus e Tuca Fernandes.

A Central do Carnatal, onde são vendidos abadás, camarotes, e outros produtos do evento, abrirá na próxima quarta (3), no Natal Shopping, próximo ao restaurante Giraffas. Neste ano também será possível fazer compras relacionadas ao Carnatal via internet, com a possibilidade de comprar todos os produtos que estarão à venda na Central, e não apenas os abadás, como de costume.
O Carnatal 2012 volta com a estrutura de corredor da folia e camarotes, indicados nas cores roxo e amarelo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Este ano terá também, pela primeira vez, a dupla sertaneja Jorge e Mateus, no bloco "Pirraça", que recebeu nome de música da dupla, numa iniciativa de promover uma "democratização de estilos". Tuca Fernandes, ex-vocalista da banda Jammil, também é atração confirmada no evento, mas a Destaque ainda não divulgou de qual bloco o artista participará.

Também foi anunciada a volta do corredor da folia, que ficará entre a Prudente de Morais e a Romualdo Galvão. Segundo a empresa organizadora, os foliões reclamaram da falta do corredor no ano passado por não ter um espaço específico para quem está nos blocos.

Os camarotes do corredor também estão de volta, entre eles o da Skol. O evento será transmitido pela televisão e via internet, através do site do Carnatal.

Uma pesquisa feita em julho deste ano pela Perfil Pesquisas Técnicas mostrou que 91% dos entrevistados aprovam o evento e 87% queriam que o evento acontecesse em 2012, tornando-se um
dos motivos de a Destaque não considerar a mudança de lugar do Carnatal. A empresa acredita que a permanência nas proximidades do antigo Machadão funciona como uma forma de o folião se identificar com o evento, que já acontece tradicionalmente no mesmo local.

domingo, 2 de setembro de 2012

Triste fim da protagonista Micarla de Sousa.

Fonte: Blog de Carlos Santos.



Micarla de Sousa (PV) continua como protagonista de sua sucessão, mesmo não sendo candidata outra vez a prefeito do Natal.
O aumento em tarifa de ônibus – determinado por ela – deu nova combustão na repulsa a seu nome.
A prefeita poderia se arrastar até o dia 31 de dezembro sem mais essa chaga em sua passagem desastrosa pela Prefeitura do Natal.
Nas ruas, protesto; nas redes sociais, também.
Nos programas eleitorais, a ladainha é a mesma.
Triste fim de Micarla de Sousa.

É hora de retirar os projetos do papel.

Fonte: TN.


Quem compareceu ao auditório do Hotel Serhs na última segunda-feira para o Seminário Motores do Desenvolvimento voltou para casa com a convicção de que não há possibilidade de melhorar o trânsito das grandes e médias cidades sem investir em transporte coletivo. Várias pessoas falaram, entre técnicos, políticos e gestores, mas dentre visões e mundos tão diferentes um argumento perpassou todos os discursos: não há caminho livre possível quando se investe unicamente na compra de automóveis particulares, como foi feito durante tantos anos no Brasil.
Júnior SantosO 15º Seminário dos Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ocorreu no último dia 27 de agosto, no Hotel SerhsO 15º Seminário dos Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte ocorreu no último dia 27 de agosto, no Hotel Serhs



O Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte foi realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FECOMERCIO/RN, Sistema FIERN, UFRN, GOVERNO DO ESTADO do RN e Salamanca, com apoio do BNDES e patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do RN, Ale e Seturn, debateu o tema TRANSPORTES E MOBILIDADE URBANA. Este é o quinto ano do projeto Motores do Desenvolvimento e o tema Mobilidade e Transporte o 15º tema trabalhado desde o início, em 2008. Outras temáticas, como indústria, inovação e tecnologia, educação, turismo, já foram abordadas pelo Motores do Desenvolvimento.

O seguimento das obras de mobilidade foi um dos assuntos mais abordados pelos participantes. O deputado federal Henrique Eduardo Alves cobrou do Governo Federal, que estava representado pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, uma ajuda aos municípios no pagamento de contrapartidas e desapropriações. "As obras exigem desapropriações da ordem de R$ 30 milhões e a Prefeitura não tem a menor condição de cumprir a contrapartida. As obras estão paradas e precisam de uma interferência e apoio do governo federal", cobrou o deputado peemedebista ao ministro, citando o caso de Natal. 

Henrique também defendeu a duplicação  da BR 304, ligando Natal a Mossoró. A governadora Rosalba Ciarlini defendeu essa obra. "A mobilidade é algo fundamental para esse desenvolvimento. No caso da BR 304 o desafio é duplicá-la em toda a sua extensão, dentro do Rio Grande do Norte, até a divisa com o Ceará e vamos conseguir", disse já anunciando ao ministro que este será o próximo pleito do Estado ao governo federal.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, considerou que não há atraso nas obras da Copa do Mundo no Brasil. "Projeto não é atraso, é ganho, porque quando se trabalha na elaboração de um projeto é para dar segurança à obra. É isso que estamos perseguindo", disse, fazendo referência à dificuldade que os municípios estão em encontrando em sair da fase de projetos para a execução em si.

Esse ponto - tirar o planejamento do papel - é considerado fundamental para Jaime Lerner, o urbanista e ex-governador do Paraná. Lerner é um dos pensadores mais influentes do mundo, segundo a revista norte-americana Time. "O maior elogio que eu recebi foi do meu motorista. Naquela época eu usava uma maquete pra explicar a cidade. Ele foi comigo a Brasília e estava num avião pela primeira vez. Quando o avião subiu ,ele observou: "olha, é igual à maquete que o senhor usa", falou. "O que planejamos foi executado e a cidade ficou igual à maquete", complementou Lerner.

A originalidade da idéia em Curitiba se deve à falta de recursos para aplicar as soluções já existentes e consagradas. Curitiba tinha um milhão de habitantes e, rezava o ideário consagrado na época, uma cidade de um milhão de habitantes precisa de um sistema de metrô pra funcionar. "Nós não tínhamos recursos para construir um metrô. Então, precisamos inventar um sistema próprio. Tivemos de metronizar o ônibus", relembrou.

O termo "metronizar" é relativo à performance do sistema de ônibus BRT, semelhante ao do metrô. Um exemplo dado por Lerner: Londres transporta três milhões de pessoas em seu sistema de metrô; já Curitiba transporta 2,5 milhões de pessoas pelo sistema BRT. "Londres tem muito mais habitantes do que Curitiba e ao mesmo tempo tem o metrô mais antigo e portanto mais utilizado. Isso mostra o nível da performance do BRT", comparou.

Carlos Eduardo tem 50% e Hermano Morais, 13,88%

Fonte: TN.

Carlos Eduardo e Hermano Morais


A nova rodada da pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE - a primeira depois do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão - mostra algumas variações nos percentuais de intenção de votos dos candidatos à Prefeitura de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 50% e o deputado Hermano Morais (PMDB), com 13,88%. Fircaram praticamente empatados os deputados Fernando Mineiro (PT), com 6,5%, e Rogério Marinho (PSDB), com 6,25%. O professor Robério Paulino (PSOL) tem 1,13% e Roberto José (PCB), 0,75%. Ainda responderam "não sabe" 13,88% e "nenhum", 7,63%. Essas números são da sondagem estimulada. Os questionários foram aplicados nos dias 29 e 30 de agosto.

Na pesquisa Certus/TN anterior, aplicada nos dias 11 e 12 de julho, Carlos Eduardo estava com 55,71%; Rogério, com 7,43%; Hermano com 7,29%; Fernando Mineiro, com 5,14%; Robério, com 1,4% e Roberto, com 0.43%. Isso significa que Carlos Eduardo teve uma variação de 5,71 pontos percentuais para menos. Hermano Morais  subiu 6,59 pontos. Rogério Marinho variou negativamente dentro da margem de erro (1,18 pontos). Fernando Mineiro também mudou de percentual dentro da margem de erro (1,36 pontos, para mais).

Os números da sondagem estimulada revelam ainda que, nessa nova rodada da pesquisa, Carlos Eduardo tem um percentual maior entre as mulheres (56,41%), do que entre os homens (42,59%). Hermano Morais chega a 17,79% entre os homens e vai para 10,49% entre as mulheres. 

O candidato do PT fica, entre os eleitores masculinos, com um índice que é praticamente o triplo (9,97%) do que tem entre as mulheres (3,5%). Rogério Marinho está na faixa dos 6 pontos percentuais nos dois gêneros. 

Na distribuição por faixa etária, Carlos Eduardo chega ao maior percentual entre os que têm de 45 a 59 anos (52,07%) e ao menor entre os jovens de 25 a 34 anos (48,19%). Hermano Morais chega a 17,43% entre os eleitores de 16 a 24 anos e vai para 8,97% na faixa de 35 a 44 anos.  

Espontânea 

A nova pesquisa Certus/Tribuna do Norte também fez a sondagem espontânea, na qual não é apresentada a lista de candidatos aos entrevistados. 

Neste caso, Carlos Eduardo tem 41,75%; Hermano Moraes, 10,50%; Fernando Mineiro, 4,63%; Rogério Marinho, 3,75%; Robério Paulino, 0,38% e Roberto José, 0,25%. Responderam outros nomes que não são candidatos 0,75%; "nenhum",  12,63%; e "não sabe", 25,37%.

Aumenta rejeição de quatro candidatos 

Os números da nova rodada da Pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE mostram que os quatro candidatos com os maiores índices de intenção de voto para prefeito de Natal, tiveram um crescimento nos percentuais de rejeição. A nova sondagem aponta que o índice de Carlos Eduardo nesse item é de 14,63%. Próximo, está Fernando Mineiro, com 12%.

A rejeição de Rogério Marinho é de 10,25% e a de Hermano Morais de 7,12%. Roberto José foi rejeitado por 7,38% dos entrevistados e Robério Paulino por 5,25%. Ainda responderam que não têm rejeição contra qualquer dos candidatos 25,50% e que reijatam todos 9,13%.

O aumento do percentual dos que responderam rejeitar Carlos Eduardo foi 6,34 pontos. No caso de Hermano Morais, a rejeição cresceu 2,69 pontos. Fernando Mineiro teve um crescimento na rejeição de 2,43 pontos. Rogério Marinho também tem uma rejeição maior: aumento de 3,11 pontos percentuais. 

Definição do voto

Entre os eleitores que foram entrevistados pelos pesquisadores da Certus, 65,76% disseram que fizeram uma opção definitiva para o pleito deste ano. Enquanto isso, 33,97% responderam que podem mudar de voto. 

A maioria (68,25%) dos eleitores - independente da escolha que fizeram para o voto na sucessão municipal - afirmam que Carlos Eduardo vencerá a eleição. Há ainda os que afirmam convicção na vitória de Hermano (6%), de Rogério Marinho (2,88%)  e de Fernando Mineiro (1,75%). 

Programas interferem no voto de 48,8% dos eleitores 

Os programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começaram a ser exibidos desde o último dia 21 de agosto pela manhã e a noite, são importantes para a definição dos votos de 48,89% dos eleitores natalenses. Esse foi o percentual de entrevistados que responderam  positivamente na pesquisa Instituto Certus/TRIBUNA DO NORTE à questão sobre a influência dos programas dos candidatos na definição do voto. Na mesma questão, 5,30% dos entrevistados consideraram "cedo para saber"  se definirão o voto a partir do que tem visto nos programas, enquanto 45,64% foram categóricos em afirmar que não definirão o voto através do que vêm no Horário Eleitoral Gratuito.

O percentual de influência dos programas sobre a definição dos votos corrobora os índices de audiência do horário eleitoral gratuito. A pesquisa mostra que 71,13% dos eleitores natalenses já assistiram pelo menos uma vez aos programas dos candidatos. Quanto a freqüência com que estes eleitores assistem aos programas, 26,44% afirmaram assistir "todos os dias"; 52,54% apenas "algumas vezes" e 20,67% "raramente". A audiência é praticamente uniforme, segundo a distribuição dos eleitores pelas zonas geográficas da cidade, com maior incidência entre aqueles da zona norte (75,17%) e menor na zona sul (66,84%). 

Eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos e com mais de 60 anos constituem a maioria do público que afirma assistir aos programas "todos os dias" ou mesmo apenas "algumas vezes". Também é nas faixas etárias dos mais jovens - 16/24 anos e 25/34 anos - e entre  eleitores da zona norte que se concentram os maiores índices de "muito interesse" pela campanha eleitoral em Natal. 

No geral, quanto ao interesse pela campanha, 32,38% disseram ter "muito interesse", enquanto 51,25% disseram ter "pouco interesse" e 14,12% afirmaram não ter "nenhum interesse".os motivos alegados, pelos que tem pouco ou nenhum interesse pela campanha em Natal variaram entre "não gostar de politica" (26,94%), "não acreditar nos políticos (50%) e "a campanha não empolga" (10,27%). Um quarto item apresentado para o baixo interesse do eleitor em relação a campanha foi que "ela está mal feita/mal apresentada". 4,07% alegaram essa razão. 

Em relação a essa "questão estética", a pesquisa também procurou levantar a opinião dos eleitores quanto a qualidade dos programas apresentados pelos candidatos a prefeito de Natal no Horário Eleitoral Gratuito. Para a pergunta "qual candidato tem apresentado o melhor programa", os resultados foram: 39,44% para Carlos Eduardo; 17,10% para Hermano Morais; 10,99% para Rogério Marinho; 7,16% para Fernando Mineiro; 0,87% para Robério Paulino. 19,90% não soube responder a esta questão e 3,84% disseram que nenhum dos candidatos apresentam bons programas. 

Sete que disputam a reeleição estão entre os dez mais citados

A pesquisa do Instituto Certus/TRIBUNA DO NORTE também levantou as intenções de votos dos eleitores natalenses para a Câmara Municipal. Entre os dez candidatos citados pelos entrevistados, com maiores percentuais, três estão disputando pela primeira vez um mandato. Os outros sete são vereadores que buscam a reeleição.

Os três novatos são jovens, mas dois também são filhos de lideranças políticas com mandatos. O mais bem colocado entre eles é Rafael Motta, filho do deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa, que aparece em quarto lugar na lista de citações para a Câmara de Natal. A professora Amanda Gurgel - conhecida pela intervenção que fez em uma audiência pública sobre a educação, divulgada no Youtube - aparece em sétimo e Dickson Nasser Jr. - o pai não disputará um novo mandato - é o décimo na lista.
Adriano Abreu
Câmara Municipal de Natal terá um aumento de oito vagasCâmara Municipal de Natal terá um aumento de oito vagas

A relação completa de citações tem 43 nomes. Apenas os três primeiros citados tem percentuais acima de 2%. Em primeiro aparece o atual vereador Aquino Neto, com 3%; seguido dos também vereadores Chagas Catarino (2,75%) e Adão Eridan (2,63%). Acima do patamar de 1% das citações, além da Professora Amanda e Rafael Motta, estão os vereadores candidatos a reeleição Júlia Arruda (1,75%); Júlio Protásio (1,75%); Raniere Barbosa (1,25%) e o bispo Francisco de Assis (1%).

Levando-se em consideração o total de 29 vagas para a Câmara Municipal de Natal, em disputa nestas eleições, 14 dos citados pelos entrevistados do Instituto Certus são novatos, o que poderá representar uma renovação de mais de 50% no legislativo municipal. Isso, no entanto, não pode ser dado como certo.

Além do grande percentual de eleitores que disseram não saber ainda em quem votarão para a Câmara Municipal de Natal (29,50%), para a eleição de um candidato a vereador concorrem outros fatores além da votação nominal, como a quantidade de votos obtidos pela coligação e/ou partido pelo qual ele concorre. 24,75% citaram outros nomes, com percentuais baixos demais para figurarem na lista, e 14,25% disseram que não votaram em nenhum nome para vereador.