Páginas

ASPGE INFORMA:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

TAM confirma primeiro voo no novo aeroporto do RN.

Fonte: TN.

A TAM Linhas Aéreas confirmou para o dia 31 de maio o início das operações da companhia no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O primeiro voo da companhia no aeroporto Aluízio Alves será o JJ3306 com origem em São Paulo/Guarulhos, cujo horário de pouso está previsto para 9h40. Este também deve ser o primeiro voo do novo aeroporto potiguar.
Cedida
Terminal de passageiros do Aeroporto Governador Aluízio Alves: início das operações será dia 31Terminal de passageiros do Aeroporto Governador Aluízio Alves: início das operações será dia 31

Segundo nota divulgada pela TAM, os horários programados para chegada e partida dos voos não serão alterados em razão da mudança de aeroportos, graças ao planejamento feito pela companhia.  No dia 31, quando o aeroporto iniciar operações em São Gonçalo do Amarante, o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, deverá deixar de receber voos comerciais.

A TAM informou ainda que a  equipe local contará com  reforço de equipamentos, ferramentas, infraestrutura tecnológica e ampliação temporária no quadro de funcionários em São Gonçalo. Mas não divulgou dados sobre investimentos e números de contratações, alegando serem informações estratégicas.  O último voo da TAM no aeroporto Augusto Severo no dia 31 de maio será o JJ3379 com destino a Brasília, cujo horário de partida está previsto para 6h03. 

Procurada pela reportagem, a GOL optou por não comentar sobre a transferência para o Aeroporto Aluízio Alves e aconselhou à reportagem procurar a  Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) .

A Abear, por sua vez, informou que as companhias aéreas seguem trabalhando para atender ao cronograma definido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a transferência para o novo aeroporto. Mas não informou  quantos porcento  do processo de transferência já foi concluído. No final da semana passada, a Associação informou que a transferência estava 80%  concluída. 

A companhia aérea portuguesa TAP também foi procurada pela Tribuna do Norte, mas disse não ter tempo hábil para responder aos questionamentos da reportagem. O consórcio Inframérica, responsável pelo aeroporto Aluízio Alves, informou, através da sua assessoria de imprensa, que o trabalho de transferência é de responsabilidade das companhias e está sendo inspecionado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Voos
Sobre os primeiros voos do novo aeroporto, a Inframérica informou que serão mantidos os mesmos voos que estavam previstos para o aeroporto Augusto Severo, no dia 31 de maio, e que as informações ainda estão com a Infraero.

Questionada pela reportagem, a Infraero informou que a maioria dos voos é regular não importa o dia da semana. As exceções são os voos charters.

Informações da Infraero, disponíveis em seu site, mostram que o primeiro voo  após às 8h30, horário marcado para o início das operações no Aluízio Alves, é da companhia TAM (JJ3306), com chegada em Natal, vindo de São Paulo. Para o mesmo horário estão previstas chegadas de voos da Lufthansa, Lan Argentina, Lan Chile, Lan Peru e TAP Portugal, todos de São Paulo.

A primeira partida, também deve ser da TAM, às 10h25, com destino ao Rio de Janeiro e escala em Fortaleza.

Homologação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) continua o trabalho de inspeção, iniciado na última segunda-feira (19), do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. Essa inspeção é necessária para o processo de homologação e pré-requisito para o início das operações, marcado para o dia 31 de maio. Ontem, o diretor de Regulação Econômica da Anac, Ricardo Bezerra, participou da inspeção em visita ao aeroporto. A Anac não deu prazos para entrega do relatório e para a homologação. Pelo cronograma inicial da Agência, a homologação deveria ser realizada até o dia 19. A inspeção que está sendo realizada é do lado “Terra”. O “lado Ar” foi vistoriado entre 14 e 16 de abril. Mas também ainda não teve relatório divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário