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terça-feira, 10 de junho de 2014

Mundial renova cenários em Natal.

Fonte: TN.


Mesmo lentamente, a paisagem visual no entorno do estádio Arena das Dunas começou a mudar. Dos 21 patrocinadores oficiais da Copa do Mundo de 2014, apenas a multinacional Coca Cola, fabricante de diversas marcas de refrigerantes e de alimentos, começou a investir na divulgação de patrocínios e na venda exclusiva de seus produtos na chamada Área de Restrição Comercial (ARC), que abrange um raio de dois quilômetros em volta do estádio e também do Fan Fest FIFA, na Praia do Forte.

Júnior SantosPróximo à Arena, canteiro central da BR-101 ganhou grades de proteção e serviços de jardinagemPróximo à Arena, canteiro central da BR-101 ganhou grades de proteção e serviços de jardinagem

Restaurantes, Bares, lanchonetes e até cigarreiras estão recebendo pintura, mesas e cadeiras, faixadas e todos nas cores branca e vermelha da marca americana, como é o caso do restaurante “Aroeira”, que fica ao lado da passarela da BR-101, em Potilândia. “Nós já tínhamos uma parceria, mas esse contrato para Copa foi de seis meses”, disse o proprietário Fabiano Garcia, que ao fim do prazo, pretende voltar com a faixada que tem a sua própria marca.

Fabiano Garcia afirmou que, devido a demanda, a Coca Cola ainda não chegou com as freezers e outros produtos da marca: “Prometeram  tudo até a próxima terça-feira, dia 10”.

Por conta da Copa do Mundo, Garcia disse que até a marca de um colégio da cidade, foi retirado de um outdoor existente  na área do seu comércio.  Pelo menos cinco outdoors instalados numa área limítrofe ao Centro Administrativo não contava com nenhum tipo de propaganda ou publicidade, dois deles contavam com anúncios da multinacional americana e outro tinha uma publicidade contra a exploração sexual na Copa. 

Na rua Romualdo Galvão, a dona de uma lanchonete e self service, Rose Dantas, disse que o pessoal da Coca Cola havia estado no estabelecimento no meio da semana, propondo a parceria. Ela reclama que só não conseguiu benefício da Prefeitura, porque em janeiro pediu a colocação de lâmpadas em cinco postes de iluminação pública, mas o trecho  situado pouco antes do  túnel, continua às escuras.

“A gente foi  lá porque disseram que não atendiam por telefone, mas sempre mandam ir pra outro órgão”, reclama ela. O filho dela, Herick Dantas, afirma que a parceria é apenas por 30 dias, mas que ela deve continuar depois da Copa. Segundo ele,  a Coca Cola deixou dois freezers novos no restaurante, fez uma pintura nova e colocou toldos e faixada, que não existia.

Ele diz que foi um bom negócio, mesmo que não possa vender, durante a Copa, produtos de outros fabricantes de refrigerantes. “A gente já estava procurando patrocinador, pois existe empresas que fazem isso”, finalizou. O controle de normas que restringem a propaganda durante a Copa do Mundo começou a vigorar dia 2 de junho e vai até 14 de julho, um dia depois da partida final da competição de futebol da Fifa.

Restrições
Lei Geral da Copa e Decreto 
Municipal nº 10.256

Proibido:
- Veiculação de novos anúncios no período da Copa do Mundo, nas Áreas de Restrição Comercial, salvo os que são patrocinadores da Fifa, desde que requeiram o licenciamento;
- Veiculação de publicidade do tipo panfletagem, bandeirada e sonora em todo município;
- Transmissão dos jogos em espaço público ou privado com promoção de marcas não parceiras da Fifa.

Punições:
- multa simples;
– cancelamento da licença;
- apreensão de materiais, veículos e equipamentos;
- remoção dos meios de anúncio e respectivas estruturas;
- inutilização de materiais e produtos.

Multas:
- Podem variar de R$ 1.492,00 a R$ 5.739,00


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