Páginas

ASPGE INFORMA:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um novo ciclo para São Gonçalo.



Em São Gonçalo do Amarante (RN), presidente cumprimenta mulheres e homens do Exército, responsável pela construção da pista do aeroporto

O contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi assinado nesta segunda-feira, com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. O ato encerra um ciclo de lutas do estado, mas abre um novo que inclui garantir que o empreendimento seja erguido dentro do prazo previsto, com a maior transparência possível e com chances reais de servir de impulso ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.


Sozinho, o aeroporto não desenvolverá nada, mas poderá ser uma alavanca para novos investimentos em áreas como transporte de cargas e turismo. Caberá ao estado se articular para captar os parceiros necessários para tanto. Antes, acompanhar a fase que antecede e o durante as obras será fundamental.

A estimativa do consórcio Inframérica – detentor da concessão do aeroporto – é dar início à construção dos terminais no segundo semestre de 2012. As obras começam 30 dias após aprovação do projeto básico e autorização de construção pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ainda sem data prevista.

Na fase de construção, o governo federal estima que serão gerados até 400 empregos diretos e 250 indiretos. A prioridade será contratar mão de obra local, disse Dilma. O consórcio Inframérica deverá investir R$ 650 milhões, segundo a Anac.

O Inframérica arrematou a concessão do aeroporto durante leilão realizado em agosto. O lance vencedor foi de R$ 170 milhões e dá, ao grupo, o direito de concluir as obras e administrar o empreendimento. A concessão tem prazo de 28 anos, prorrogáveis por mais cinco. A expectativa é que até a Copa de 2014 o novo aeroporto do RN esteja funcionando.

Aos passageiros, o ministro Wagner Bittencourt mandou um recado hoje: “A concessão de aeroportos não vai gerar nenhum acréscimo de tarifa aos usuários”, garantiu, no RN. A presidente Dilma, por sua vez, disse que a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante abre oportunidade de desenvolvimento para a região.

E foi além: “Vamos lutar juntos para transformar essa região em uma porta para o desenvolvimento do RN”, observou a presidente. Aeroportos em São Paulo e em Brasília também deverão ser leiloados até o início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário