Páginas

ASPGE INFORMA:

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo tomará posse do Aeroclube.

Fonte: TN.

O Aeroclube do Rio Grande do Norte terá que mudar de local. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em julgamento de um Agravo de Instrumento, no fim do  mês passado, decidiu que tanto a área como a posse do terreno são do Estado. Atualmente, o Aeroclube funciona em regime de comodato, porém, havia uma pendência judicial sobre de quem era a posse do terreno. A direção do clube alega que há documentos comprovando a legitimidade sobre a ocupação do local. Com a decisão do TRF5, o Governo do RN pretende reaver a área com 38 mil metros quadrados para dar outra utilidade ao espaço. O mesmo acontece com a área do estádio Juvenal Lamartine que poderá ser leiloado em breve.

Miguel Josino defende posse de terreno do Aeroclube de Natal
Localizado na avenida Hermes da Fonseca, em área considerada nobre no bairro Tirol, o Aeroclube foi criado na década de 20 pelo então governador Juvenal Lamartine. Inicialmente, o clube tinha como função oferecer cursos voltados para a aviação que começava a se desenvolver no Brasil. A ideia original ainda é seguida, porém, o clube virou referência nas atividades esportivas. No local, há academias, piscinas, quadras de tênis e futebol society, além de uma pista de hipismo. Qualquer pessoa pode usar o clube mediante pagamento de mensalidade. A direção não paga aluguel ao Estado. O regime de concessão é o de comodato. "Desde que o clube foi criado, prestamos serviços importantes à população potiguar com cursos de piloto e aeromoça", disse, pro telefone, o presidente do Aeroclube, Luiz Alberto.

O presidente desconhece qualquer decisão judicial recente e afirmou que a briga na Justiça é antiga. "Não sei de decisão em favor do Estado. O que sei é que o terreno é de propriedade do Estado, mas a posse é nossa, sempre foi. Temos documentos comprovando isso". Por ser considera "empresa sem fins lucrativos", o Aeroclube tem descontos no pagamento de impostos.

Segundo o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, não existe nenhum documento comprovando posse do terreno por parte do Aeroclube. Com a decisão do TRF5, o Governo do Estado vai começar o processo de desocupação da área. Para Josino, essa será uma atividade rápida. "O Estado quer iniciar o procedimento de retomada da área e acredito que esse processo não será demorado", afirmou.

O Aeroclube do Rio Grande do Norte é um dos imóveis pertencentes ao Fundo Garantidor das obras do estádio Arena das Dunas. "Quando inventaram esse Fundo, achei um absurdo colocarem o Aero nessa lista. Isso não deveria ter acontecido", alegou Luiz Alberto.

Na mesma avenida, um pouco mais à frente, outro terreno é motivo de discussão. Trata-se do estádio Juvenal Lamartine. A área, com 1,4 hectares (pouco mais de 10 mil metros quadrados), deverá ser leiloada. Para tanto, o Governo do Estado vai enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa aprovar. O terreno é avaliado em R$ 30 milhões. "Com o dinheiro do leilão, vamos construir um outro estádio na zona Norte de Natal e ainda deve sobrar dinheiro para começar a construção de um hospital na zona Oeste", informou o secretário de Comunicação do Estado, Alexandre Mulatinho.

PARQUE DE EXPOSIÇÃO

Situado às margens da BR-101, o Parque Aristófanes Fernandes é outra área pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte que está na mira da Justiça. Desde o fim da década de 80, o Parque funciona em regime de comodato à Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc). O atual contrato tem validade até 2015, quando deverá ser renovado. No entanto, o Ministério Público abriu Inquérito Civil para acompanhar o processo. Segundo Miguel Josino, o MP quer que o Governo do Estado assuma a administração do Parque, porém, esse não é o desejo da atual administração. "Consideramos que a Anorc faz um excelente trabalho e não há necessidade de assumir a administração do local", alegou.

A cada ano, a Anorc realiza a Festa do Boi. Estima-se que o evento gera R$ 1 milhão. O dinheiro, segundo a associação, é usado na manutenção e melhorias do parque. "Tudo que é arrecadado no parque, fica no parque. Mantemos ele em perfeição condições", disse Marcelo Abdon, diretor de comunicação da Anorc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário