Páginas

ASPGE INFORMA:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Obery apressa a reforma de Rosalba.


Fonte: Blog de Roberto Guedes.


(Primeira parte da coluna)


NATAL, quarta-feira 09 de maio de 2.012 - Segundo fontes do Centro Administrativo do executivo estadual, em Lagoa Nova, na zona sul de Natal, o engenheiro Obery Rodrigues Júnior tende a protagonizar um efeito paradoxal à maneira como a governadora Rosalba Ciarlini estaria conduzindo o processo de reforma que pretende imprimir a seu secretariado.
Enquanto Rosalba deixa presumir que tem pouca pressa para canetar as demissões e nomeações em cogitação, Albery teria catalisado o processo ao entregar-lhe de súbito um pedido escrito de demissão. Se não voltar a lhe dar a devida atenção, Rosalba poderá deparar-se com a quarta pasta de seu governo entregue a interinos, e se trata de uma das secretarias vitais de qualquer administração no Rio Grande do Norte.
Mencionado desde o início da divulgação de notícias sobre a reforma, motivado por considerações levantadas durante a segunda reunião do conselho político de Rosalba, que ela presidiu na última quarta-feira em Brasília, o cargo de Obery teria sido mais do que oferecido ao engenheiro Jaime Mariz Filho, braço direito do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) no ministério da Previdência, em Brasília.
Braço direito de Rosalba em termos gerenciais desde o segundo de seu terceiro mandato na prefeitura de Mossoró, Obery não gostou nada de saber desta oferta por terceiros. Para ele, teria sido uma péssima forma de saber que a chefe não vinha aprovando seu desempenho. Diante de tanta decepção, só lhe restaria pedir o boné.


Crise de Rosalba e Carlos


Deixando o navio

Uma reunião eminentemente político-partidária que o deputado estadual Vivaldo Costa, ainda formalmente ligado ao PR, compartilhou na manhã desta terça-feira, 8, ontem, em Natal, com o prefeito de Caicó, advogado Rivaldo Costa, o "Bibí", seu irmão caçula, e com a ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional do PSB e adversária da governadora Rosalba Ciarlini, foi interpretado nos círculos do poder como sintoma de que a crise amargada pela gestão da chefe do executivo potiguar chegou ao fundo do poço. Em função de dificuldades políticas que enfrenta em Caicó e apesar de discursar fidelidade a Rosalba, o deputado está sendo visto no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, na zona sul da capital potiguar, como outro político que sentiu a hora em que se mostra prudente se afastar da Governadora.

Gato e rato

Segundo fontes do Centro Administrativo, o agropecuarista e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido e principal conselheiro político da governadora Rosalba Ciarlini, emitiu no último fim de semana uma orientação específica contra a influência que setores da mídia potiguar eventualmente procurem exercer no processo de reforma do secretariado em gestação no executivo potiguar. Quando uma data previamente definida pela governadoria for divulgada pelos jornais e blogues Rosalba deverá substituí-la imediatamente, num jogo de gato e rato, a fim de se assegurar o fator surpresa para o dia do lançamento definitivo das mudanças.

Não quer

Fontes de Brasília diziam, no final da noite desta terça-feira, 8, ontem, que a governadora Rosalba Ciarlini não conseguiu persuadir o engenheiro Jaime Mariz Filho a trocar a tranquilidade e a perspectiva de que dispõe hoje, no ministério da Previdência, pela secretaria de Planejamento e Finanças do executivo potiguar. Tendo em vista um conflito que há meses opõe de forma suja, com a formação de dossiês, o secretario geral da pasta, engenheiro e ex-ministro Carlos Gabas Filho, e o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), previdenciário Mauro Luciano Hauschild, Jaiminho pode a qualquer momento ser alçado a uma das duas funções.

Já outra pasta...

Segundo outras fontes potiguares em Brasília, a rejeição que o engenheiro Jaime Mariz de Faria opõe a deixar a coordenadoria em que se destaca no ministério da Previdência para vir integrar o secretariado da governadora Rosalba Ciarlini está na pasta que lhe foi oferecida. Ele simplesmente não gostaria de voltar ao Planejamento, que já dirigiu, como sucessor do colega e amigo Obery Rodrigues Júnior.

Continua

Funcionários da Casa Civil do governo do Estado se surpreenderam algumas vezes desde o último sábado ao ler o "Diário Oficial do Estado". Constava-lhes na véspera que então o periódico oficializaria a exoneração do advogado Anselmo Carvalho da chefia da pasta, trazendo já a nomeação do agropecuarista e ex-deputado estadual Carlos Augusto de Souza Rosado, marido e principal conselheiro político da governadora Rosalba Ciarlini, para sucedê-lo no cargo.

Governando por sentença

Cada vez mais parecida com a jornalista e artista Micarla de Souza, que comanda a prefeitura de Natal sob a pressão de sentenças judiciais, termos de ajustamento de conduta e recomendações do ministério público por omissão ou falta absoluta de norte, a governadora Rosalba Ciarlini foi alcançada neste início de semana por novo petardo dessa procedência. A juíza Valéria Maria Lacerda Rocha, titular da primeira vara da Fazenda Pública, determinou o bloqueio de mais de quinze mil reais das contas do executivo potiguar para garantir o cumprimento de decisão liminar visando garantir a um portador de portador de Esclerose Lateral Amiotrófica o uso de aparelho de suporte ventilatório não invasivo.

Pela culatra

O reajuste aplicado ao preço do litro do leite do programa estadual de distribuição gratuita do alimento a famílias carentes, que deveria ter sido um acerto e motivar aplausos em contraponto à grande desaprovação que o governo Rosalba Ciarlini vem amargando em Natal, até como reflexo do tratamento que lhe concede o interior do Estado, terminou atraindo o efeito paradoxal da decepção. É geral entre os agropecuaristas que Rosalba procurou apascentar e remotivar com a elevação de oitenta para 83 centavos que lhes anunciou sexta-feira passada. A culpa recai na baixa produtividade do secretário estadual da Agricultura, o deputado federal Betinho Rosado (Dem).

Sem qualidade

A propósito do desagrado que a atuação do deputado federal Betinho Rosado (Dem) flana na secretaria estadual da Agricultura e teria sido ampliado com o reajuste de apenas três centavos ao preço do leite pago pela administração pública aos agropecuaristas, um líder do setor ligado à governadora Rosalba Ciarlini se fixou nesta situação para lastimar. Segundo ele, se a reforma que Rosalba está tecendo para seu secretariado objetivasse alguma melhora de qualidade o primeiro a ser defenestrado seria Betinho, "um cunhado estupidamente pesado" para ela, na sua avaliação.

Rogério

Ainda a propósito da perspectiva de permanência do deputado federal Betinho Rosado (Dem) na secretaria estadual da Agricultura, fontes ligadas à governadora Rosalba Ciarlini dizem que os dois gostariam que ele voltasse logo para a câmara federal, mas não agem neste sentido para não fragilizar a candidatura do primeiro suplente, deputado Rogério Marinho, presidente regional do PSDB, à prefeitura de Natal.

Assuntos Metropolitanos

Os mesmos aliados da governadora Rosalba Ciarlini que se preocupam com o peso da permanência do deputado federal Betinho Rosado (Dem) na secretaria da Agricultura sugerem que a chefe do executivo mate dois coelhos com uma só cajadada ao criar uma secretaria voltada para os assuntos metropolitanos e entregá-la ao deputado federal Felipe Maia, da mesma agremiação. Fortaleceria sua atuação na "Grande Natal", antes e principalmente depois das eleições municipais deste ano, independentemente de quem vier a ser o próximo prefeito de Natal, e asseguraria a permanência do primeiro suplente Rogério Marinho, presidente regional do PSDB e pré-candidato de seu grupo à sucessão da prefeita Micarla de Souza, na câmara federal.

Mentiu

O pior, na gênese do reajuste de apenas três centavos que a governadora Rosalba Ciarlini aplicou ao preço do leite distribuído a famílias carentes pelo executivo estadual, é a certeza de que, inocentemente, ela mentiu aos agropecuaristas com os quais se reuniu há poucos dias, na sede da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), em Parnamirim, certa de que lhes transmitiria excelente nova. Enquanto ela falava, provando por "A" mais "B" que o Rio Grande do Norte assumia então a liderança em termos de preço de leite ao pé da vaca, alguns expoentes do setor se comunicaram com colegas de outros estados e unidades federativas vizinhas estavam pagando mais. Há poucos dias o governo da Paraiba elevou o preço do litro dos oitenta até então vigentes também no Rio Grande do Norte para 96 centavos. Depois, souberam que Rosalba confiou em estudos conduzidos por Betinho.


SANTO DO DIA


São Pacômio
Edições Paulinas

Pacômio nasceu no Egito, em 287, na Tebaida. Filho de pais pagãos, cheios de superstições e idolatrias, desde a infância mostrou grande aversão a tudo isso. Aos vinte anos de idade foi convocado para o exército imperial e acabou ficando prisioneiro em Tebes. Foi quando fez o seu primeiro contato com os cristãos, cuja religião até então lhe era desconhecida.

À noite, na prisão, recebeu um pouco de alimento de alguns cristãos, que, escondidos, conseguiram entrar. Comovido com esse gesto de pessoas desconhecidas, perguntou quem havia mandado que fizessem aquilo e eles responderam: "Deus que está no céu". Nessa noite, Pacômio rezou com eles para esse Deus, sentindo já nas primeiras palavras ouvidas que esta seria a sua doutrina. O Evangelho o tocou de tal forma que ele se converteu e voltou para o Egito, onde recebeu o batismo.

Depois, compartilhou durante sete anos a companhia de um ancião eremita de nome Palemon, que vivia dedicado à oração. A princípio, o ancião não quis aceitá-lo a seu lado, porque sabia que a vida de solidão e orações não era nada fácil. Mas Pacômio estava determinado e convenceu-o de que deveria ficar.

Um dia, durante suas caminhadas, Pacômio ouviu uma voz que lhe dizia para inaugurar ali, exatamente naquele lugar, um mosteiro onde receberia e acolheria muitos religiosos. Depois, apareceu-lhe um anjo que o ensinou como deveria organizar o mosteiro.

Pacômio pôs-se a trabalhar arduamente e o deixou pronto. As profecias que ele ouviu se concretizaram e muitas pessoas se juntaram a ele. Monges, eremitas e religiosos de todos os lugares pediram admissão no mosteiro de Pacômio, que obteve a aprovação do bispo Atanásio, santo e doutor da Igreja. Até seu irmão João, que distribuiu toda a sua riqueza entre os pobres, uniu-se a ele.

Com Pacômio nasceu a vida monástica, ou cenobítica, no Egito, não mais com um chefe carismático que agregava ermitãos reunidos em pequenos grupos em torno de si, mas uma comunidade de religiosos, com regras precisas de vida em comum na oração, contemplação e trabalho, a exemplo dos primeiros apóstolos de Jesus.

Pacômio ainda abriu mais oito mosteiros masculinos e um feminino. Sua fama de santidade espalhou-se pelo Egito e pela Ásia Menor. Foi agraciado por Deus com o dom da profecia e morreu no ano de 347, vítima de uma peste que assolava o Egito na época. Até o século XII, havia, ainda, cerca de quinhentos monges da Ordem de São Pacômio.

São Pacômio, o eremita, até hoje é considerado um dos representantes de Deus que mais prestaram serviço à Igreja católica. Sua festa litúrgica ocorre no dia 9 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário